sábado, janeiro 20, 2007

MAIS ESTA DA PT

Caro utilizador dos serviços telefónicos da PT – Portugal Telecom,
Talvez ainda não se tenha apercebido do facto, mas o serviço informativo (gratuito) de números de telefone através da Internet 118.pt foi «descontinuado» e substituído pelo novo serviço informativo 1820 (http://www.1820.pt/1820pt) cuja página de abertura aparece assim nos nossos monitores:

Ou seja, no momento em que precisa de saber o número de telefone de alguém a quem pretende ligar – e essa necessidade até pode ter carácter de urgência –, em vez de aceder directamente à informação que procura e que a PT é obrigada a fornecer gratuitamente, «tropeça» num complexo processo de registo; processo que não passa de um «convite» a que desista dessa diligência e, em alternativa, recorra ao serviço informativo por telefone – para tal lá está o lembrete:
"ligue 1820 da rede fixa ou móvel". Esse serviço, contudo, não é gratuito e vai-lhe custar 0,52 € nos primeiros 30 segundos + 0,29 € por minuto durante a restante duração da chamada, tempo que, além do mais, irá ser habilmente prolongado... e prolongado... e prolongado... com música de espera e múltiplas questões pseudotécnicas e muitas, muitas, muitas interrupções... ("muito obrigado por ter aguardado").

Se isto não é ROUBO, que outra designação poderá ter?

RECLAME DESTA SITUAÇÃO JUNTO DAS SEGUINTES ENTIDADES :

ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações;

IC - Instituto do consumidor;

DECO/PROTESTE.

Via E-mail

quinta-feira, janeiro 18, 2007

FIM DOS INTERMEDIÁRIOS

Todo o homem é político! E consequentemente, não podem passar ao lado das mais diversas questões que se colocam a esse nível à escala mundial. O crude há uns tempos a esta parte vem baixando a sua cotação nos países produtores de petróleo. No entanto, os países consumidores e os seus governos vêm mantendo o preço das gasolinas inalteráveis, porque não abdicam da parte do ‘leão’ praticadas através do ISP (imposto sobre produtos petrolíferos). Em Portugal por cada 10,00 euros que se deite no depósito de gasolina dos nossos carros, cerca de 6,40 euros vai para o ISP. Portanto, os países compradores desse crude funcionam como autênticos ‘intermediários’ que são os que ficam com a maior fatia do lucro do petróleo. Notícias vindas a lume recentemente indicam que dois dos maiores produtores de petróleo mundial já estão com intuitos de pôr cobro a essa situação. E, em consequência a dupla do Presidente Hugo Chávez da Venezuela e do Presidente Iraniano Mahmoud Ahmadinejad já manifestaram o empenho de criarem empresas nacionais que se encarregarão de todos os ciclos do petróleo desde da sua produção, exploração e comercialização junto do consumidor final. O mundo fingiu que não entendeu nada desta mensagem urdida por estes dois presidentes mas, o tempo nos dirá as consequências de no caso disso vir a acontecer, não se prevendo mesmo qual será o seu desfecho…

Entretanto o nosso governo do PS nem capacidade têm de aproveitar os fundos europeus, ver aqui

sábado, janeiro 13, 2007

NADA MELHOR QUE UMA MISSA!!!

Nada melhor que ‘uma missa de acção de graças’, o governo da República Portuguesa já pensa encontrar uma fórmula de manter no seu posto o Director Geral dos Impostos. É caso para dizer-se que funcionou a missa e, pode elevar os espíritos tacanhos daqueles que tiram de uns para dar a outros, isto, sempre enquadrado na Lei como não podia deixar de ser. Mas, é fácil e nem vale a pena pensar muito, porque sempre que pensam só sai m… Quem quer bons funcionários tem que os pagar mas, habituaram-se a pagar sempre para baixo! Governo miserabilista este... assim, sugiro o seguinte:

1.º Elevem o salário do PM para 25.000,00 euros/mês, ficando assim 2.000,00 acima do referido funcionário das finanças.
2.º Privatizem a DGCI não ferindo dessa fórmula a Lei do Estado Português!
3.º Se esta moda pega… havemos ainda todos de beneficiarmos (com missas diárias) passando este governo a olhar mais para o restante povinho!

sexta-feira, janeiro 12, 2007

ORADORES DA SESSÃO DE ONTEM

JORGE M. CASTANHEIRA BARROS

Advogado

Rua do Padrão 112 2.º, 3000 – 312 Coimbra

Telef. 239 / 723948 Telem. 96 / 7001667

E-mails: castanheira@mail.com


Ex.mos Senhores Director e Chefe de Redacção:

Cumpre-me comunicar a V. Ex.as que serão oradores na sessão de hoje à noite (21h30m) no Auditório do Instituto Português da Juventude:
o Professor Doutor Manuel Antunes , médico cirurgião cardio-torácico, ex-mandatário distrital da candidatura do Professor Cavaco Silva - tema « O porquê da sua intervenção cívica »
o Professor universitário Pedro Carvalheira, do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra - tema « Consequências da incorporação dos resíduos no cimento resultante da co-incineração » ;
Dr. Armando Gonçalves, médico – tema «Os efeitos nefastos das dioxinas, furanos e demais Poluentes Orgânicos Persistentes»;
João Pardal, Biólogo e Presidente da Junta de Freguesia de Souselas- tema « Avaliação de impacte ambiental : impacto sobre os sistemas biológicos».
Castanheira Barros, Advogado,- tema « As vertentes política e jurídica da co-incineração »
Foi convidado também o Professor universitário e membro da Quercus João Gabriel Silva que ainda não confirmou a sua disponibilidade.
Todos os oradores falarão apenas durante 15 minutos sobre os respectivos temas.

Será dada oportunidade ao Senhor Euclides Batista, Presidente da Casa do Povo de Souselas de também intervir nesta sessão com um tema livre relativo à co-incineração de resíduos industriais perigosos.
Serão prestados esclarecimentos quanto à forma como as pessoas poderão participar na Acção Popular contra a co-incineração, uma vez que está a correr até 15 de Janeiro o prazo para esse efeito.

Com os melhores cumprimentos : Castanheira Barros

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO


JORGE M. CASTANHEIRA BARROS

Advogado

Rua do Padrão 112 2º, 3000 - 312 Coimbra

Telef . 239 / 723948 Telem . 96 / 7001667

E-mails : castanheira@mail.com
castanheirabarros@hotmail.com


Ex.mos Senhores Director e Chefe de Redacção :


Na qualidade de 1º co-autor da Acção Popular de Coimbra contra a co-incineração, cumpre-me comunicar a V. Ex.a que irá ser promovida amanhã , 5ª feira 11.01.2007 às 21h30m no Instituto Português da Juventude na Rua Pedro Monteiro em Coimbra uma SESSÃO DE ESCLARECIMENTO destinada a esclarecer o público sobre o modo de adesão à supra-referida Acção Popular e ao debate do tema « CO-INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS » .
Esta sessão de esclarecimento é promovida por um Movimento de Cidadãos de Coimbra que lutam contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos a nível nacional e não apenas em Souselas e que instauraram no Tribunal Administrativo de Coimbra uma ACÇÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL que visa a anulação do despacho do Ministro do Ambiente que dispensou a Cimpor da Avaliação de Impacte Ambiental para efeito de co-incineração de resíduos perigosos e também impedir a realização de testes e demais operações de co-incineração de resíduos perigosos em Souselas - Coimbra .
Esclarece-se que nessa acção só não foi pedida a proibição da realização de testes e demais operações de co-incineração no Outão - Setúbal , porque o Tribunal Administrativo de Coimbra não tem competência territorial para se pronunciar sobre essa questão e porque já estava a correr acção no Tribunal Administrativo de Almada para esse efeito em que sou Advogado dos Municípios de Setúbal, Sesimbra e Palmela .
São ainda co-autores na Acção de Coimbra contra a co-incineração :
o Profesor Doutor Lopes Porto, Professor Catedrático da Faculdade de Direito e Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, que é o 2.º co-autor ;
o Professor Doutor Manuel Antunes, Professor Catedrático de Medicina, cirurgião cárdio-torácico e ex-mandatário da candidatura do Professor Doutor Cavaco Silva à Presidência da República ( 3.º co-autor ) ;
Vitor Ramalho, instrutor de artes marciais ( 4.º co-autor ) e
Natalino Simões, economista e construtor civil ( 5.º co-autor )
Somos acompanhados nesta Acção contra a co-incineração por mais 5 Professores Catedráticos, que figuram estrategicamente como testemunhas para podermos dispor do seu depoimento nessa acção .
São eles :
Massano Cardoso, Médico epidemiologista da Universidade de Coimbra
Pedro Carvalheira , do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra
Delgado Domingos, Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico de Lisboa
João Gabriel Silva do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Fernando Rebelo, anterior Reitor da Universidade de Coimbra

Com os melhores cumprimentos : Castanheira Barros

terça-feira, janeiro 09, 2007

JOSÉ ANTÓNIO GONÇALVES - Publicado na Itália

Rasente Gli Occhi - Carta para a Madeira

Capa do livro de José António Gonçalves em bilingue
Rimas, um dos poemas inserto nesta publicação.
Como não consigo fazer com que amplie este documento que me chegou em PDF, transcrevo-o abaixo:
RIMAS

a Fernando Pessoa

Nem tudo o que faço pode estar errado
quando transborda de mim o ritmo certo.
Por entre o tempo incolor averbado
sinto-o à distância sempre mais perto.

Podia ser apenas uma palavra aflitiva
o grito dado junto à montanha
- algures o despertar da sombra cativa
no lado negro da lua estranha.

Contra o mal nasce o cimento
como serpentes caçando os insectos.
Detesto os poemas circunspectos.
Então encho-os de água e de vento.

É assim que construo as casas
o empedrado dos meus pensamentos.
Derramo-os em finos segmentos
queimando o papel como brasas.


Serve a presente missiva para dar conhecimento a V. Exª. da publicação em Itália, no presente mês de Novembro de 2006, duma colectânea de cinquenta poemas escolhidos do recém-falecido (29-03-2005) poeta madeirense José António Gonçalves, numa edição bilingue (português-italiano) publicada por “Liguori Editore” de Nápoles. José António Gonçalves, autor com mais de trinta anos de intensa actividade literária de reconhecida qualidade (1973/2005), foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, que lhe foi conferida a título póstumo por S. Exª., o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, em 10 de Junho de 2005.
O livro, intitulado “Rasente gli Occhi” (“Rente Aos Olhos”), é inserido na colecção “Lusitana Italica”, dirigida pela professora Maria Luisa Cusati, Cônsul de Portugal em Nápoles e docente de Língua e Literatura Portuguesas nas Universidades “L’Orientale” e “Suor Orsola Benincasa” da mesma cidade, e Presidente da “Associazione Italia-Portogallo” por si criada em 1986 com o objectivo da dar a conhecer Portugal, a sua língua, a sua história, e expressões da sua cultura.
Esta obra, que apresenta um prefácio do poeta, crítico e ensaísta Dr. João Rui de Sousa, reúne quarenta e um poemas oriundos de livros escritos pelo autor entre 1988 e 2004 e nove poemas ainda inéditos que o próprio José António Gonçalves quis inserir, colaborando estreitamente com os tradutores na escolha dos mesmos.
A tradução foi levada a cabo por Silvana Urzini, licenciada em Língua e Literatura Portuguesas e, actualmente, funcionária no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e por Carlos Martins, diplomado em Língua Italiana e Tradução no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, os quais iniciam, com este livro, uma colaboração “a quatro mãos”, confrontando desta forma duas línguas e duas culturas originárias dos respectivos Países.

Recebi por e-mail do filho do Poeta, licenciado em Artes Plásticas: Marco Gonçalves.

terça-feira, janeiro 02, 2007

ser

ser gente é ser simples
partilhar afectos
engrandecer com gestos pequenos
não recear abrir a alma
fechar a mão noutra mão
sorrir aos sorrisos que nos dão

antónio paiva
In “juntando as letras”
Edições Ecopy
Porto – 2006




contador