quinta-feira, novembro 24, 2005

TRIBUTO II


Há dias, ao ler o Diário de Notícias da Madeira deparei-me com uma local nas “Cartas do Leitor” em resposta a declarações feitas por um dirigente desportivo dum clube regional. Porque para mim, as injustiças doem mais que setas cravadas no peito não podia deixar passar a mesma, sem no entanto subscrever na íntegra tudo o que o articulista menciona e afirma. Tendo sido na altura destes acontecimentos vice-presidente da direcção presidida pelo Poeta José António Gonçalves na Associação de Desportos da Madeira, posso testemunhar “in loco” tudo o que aqui é afirmado. E mais, na vertente do Ciclismo, sob a égide da mesma Associação o Dr. Eugénio de Mendonça fazia a cobertura médica da Volta à Madeira em Bicicleta gratuitamente, enquanto outros médicos pediam por etapa 25.000$00. Daí o meu direito à indignação e a razão desta minha nota em solidariedade para com o Dr. Eugénio Mendonça.

O artigo abaixo foi transcrito com a devida vénia do Diário de Notícias da Madeira edição 13/11/05.

Dinis Gomes

Tributo ao Dr. Eugénio Mendonça

Fiquei estupefacto. Não compreendo como alguém com as responsabilidades do Excelentíssimo Senhor Eng. Rui Alves, conseguiu atingir níveis de indigência social e desportiva, ao tentar denegrir, publicamente, a imagem do Dr. Eugénio Mendonça, através de declarações reproduzidas pelo DN, na edição de 7 do corrente mês. Há um facto indesmentível. O Dr. Eugénio Mendonça, na primeira metade da década anos 90, com competência, trabalho e honestidade, dignificou o CDN e a RAM, exerceu a actividade de treinador da extinta secção de atletismo daquela prestigiada colectividade, quantas vezes do seu bolso suportou encargos inadiáveis no desempenho da missão, isto sem contabilizar (tanto quanto sei), vencimentos devidos nunca satisfeitos. Das acções desenvolvidas, destaco apenas três casos: Marco Rebelo, em Seul, foi 9º classificado nos "Mundiais de Juniores" – melhor atleta europeu nos 3.000 metros obstáculos. José Frias, bateu o recorde nacional dos 25.000, enquanto a equipa masculina de juvenis, (3° lugar) subiu ao pódio nos nacionais, melhor classificação colectiva conseguida por uma equipa madeirense, até à época, a nível de qualquer categoria (...) etc. etc. Na senda de dois vultos "sagrados" do Desporto Regional os irmãos Dr. Inácio Silva e António Gil Silva – nacionalistas de gema cujos nomes estão ligados a letras de "ouro" como grandes impulsionadores e responsáveis pelo actual ciclo do atletismo regional – o Dr. Eugénio Mendonça com dignidade, honradez e respeito, perpetuou e dignificou gerações de nacionalistas a quem o desporto e a história muito deve. Há, todavia, algo que enaltece a figura social e desportiva do Dr. Eugénio Mendonça. Não caiu no desporto de pára-quedas nem nele se refugiou do quotidiano social.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque a mim sempre me impus a verdade e tive a infelicidade de perder todo o acervo que possuía no Sapo, vejo-me na obrigação moral de republicar este artigo. Colocarei os comentários que já tinham sido feitos a esta posta. Dada a explicação, compreenderão os meus comentaristas a razão de tal atitude. Obrigado.

quinta-feira, novembro 24, 2005 2:59:00 da manhã  
Blogger Luís Monteiro da Cunha said...

Olá caro amigo...

Parabéns pelo som...
Tinha razão...
É muito serena e bonita...

Abraço

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bonita a tua homenagem porque as melhores pessoas, as que fazem o bem são sempre injustiçadas (ai ai...). É sempre bom ver alguém que repara nisso! Beijinhos.

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ah, grande Soslayo! Que o Engenheiro Rui Alves gosta muito de se destacar por criticar! Bela homenagem! Um beijinho e obrigada pelas visitas =) Malae**********

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Apenas Palavras" passou por aqui e gostou muito do teu cantinho, Parabéns PS: vou colocar o teu selo no meu blog.

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tem gente que diz mal de tudo e de todos... até da própria mãe... são pessoas que não se "enxergam"
é triste...

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de vir aqui hoje, e Soslayo, como este blog presta tributo a quem o merece! Denegrir é o que mais feio se pode fazer é "deficiência" de carácter... Obrigada pela tua visita. Fica bem e Beijo.

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:33:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E não sabes tu Soslayo, que a forma preferida de quem por si só não sabe ser relevante, é tentar denegrir a imagem de quem não precisa de cantares e louvores para ser aquilo que é?
Beijinho.

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Luís Cunha, muito obrigado pela tua prestimosa colaboração. Senão eu não conseguia por esta música no ar. Eu acho linda e a letra nem se fala... É porque a outra que estava ora dava ora não dava. Um abraço.

quinta-feira, novembro 24, 2005 3:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez melhor este blog parabens vai estando atento para a semana as Trevas terão uma surpresa para ti kerido amigo.
Jokas vampirescas

quinta-feira, novembro 24, 2005 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

soslayo, tenho a impressão (a certeza!) que este blog ainda está melhor que o outro que tinhas. É mais funcional e pormenorizado. Um abraço.

quinta-feira, novembro 24, 2005 12:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sempre com atitudes nobres meu querido soslayo...Beijos Mágicos

quinta-feira, novembro 24, 2005 6:06:00 da tarde  
Blogger Manu said...

Bom dia Soslayo, parabéns porque fises-te ainda melhor.

Quando vejo os teus 19° da tua ilha Paraiso e que aqui cai neve!
A@+

quinta-feira, novembro 24, 2005 8:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vejo que finalmente já conseguiste resolver o problema do vírus. Um artigo interessante, é bom de mostrar aos outros países um bocadinho daquilo que somos. Bom fim-de-semana.

sexta-feira, novembro 25, 2005 6:33:00 da tarde  
Blogger Platero said...

Caro amigo, passei para desejar um excelente fim de semana, na pérola do Atltântico que é a Madeira.

Um abraço

sexta-feira, novembro 25, 2005 11:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador