quinta-feira, maio 11, 2006

DESIDERATA

Imagem: Google Earth
Vai serenamente por entre a agitação e a pressa e lembra-te da paz que pode haver no silêncio. Sem seres subserviente, mantém-te tanto quanto possível, em boas relações com todos. Diz a tua verdade calma e claramente e escuta com atenção os outros, mesmo que menos dotados e ignorantes; também eles têm a sua história. Evita as pessoas barulhentas e agressivas; são mortificações para o espírito. Se te comparas com os outros podes tornar-te presunçoso e melancólico porque haverá sempre pessoas superiores e inferiores a ti. Apraz-te com as tuas realizações tanto como com os teus planos. Põe todo o interesse na tua carreira ainda que ela seja humilde; é um bem real nos destinos mutáveis do tempo. Usa de prudência nos teus negócios porque o mundo está cheio de astúcia; mas que isto não te cegue a ponto de não veres virtude onde ela exista; muitas pessoas lutam por altos ideais e em todo o lado a vida está cheia de heroísmo. Sê fiel a ti mesmo. Sobretudo não simules afeição nem sejas cínico em relação ao amor porque, em face da aridez e do desencanto, ele é perene como a relva (grama) . Toma amavelmente o conselho dos mais idosos, renunciando com graciosidade às ideias da juventude. (aqui, abro um parêntese para dizer que não concordo totalmente, nalgumas coisas sim!). Educa a fortaleza de espírito para que te salvaguarde numa inesperada desdita. Mas não te atormentes com fantasias. Muitos receios surgem da fadiga e da solidão. Para além de uma disciplina salutar, sê gentil contigo mesmo. Tu és um filho do Universo e, tal como as árvores e as estrelas, tens direito de o habitar. E quer isto seja ou não claro para ti, sem dúvida que o Universo é-te disto revelador, Portanto, vive em paz com Deus seja qual for a ideia que Dele tiveres. E quaisquer que sejam as tuas lutas e aspirações, na ruidosa confusão da vida, conserva-te em paz com a tua alma. Com toda a sua falsidade, escravidão e sonhos desfeitos o mundo é ainda maravilhoso. Sê cauteloso. Luta para seres feliz.

P.S. possuo este vinil que me ofereceram há alguns anos, e tenho feito neste meu caminhar na vida, a Bíblia que me orienta! De quando em vez, ouço ainda com uma orquestra fabulosa de fundo e, um coral de vozes nas principais passagens mais significativas. É excelente e relaxante! Lamento não existir em CD senão já o tinha comprado mas, como ainda tenho um hi-fi que engloba o leitor de vinil ouço-o quando mais preciso!

Autor do texto em Inglês:
(Ehrmann-Werner)
Tradução livre de:
M.L.Peixoto

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O ideal seria manter boas relações com todos, mas isso é humanamente impossível.
Com o passar dos anos e experiência da vida, vamos entendendo melhor o que nos rodeia, deixando por vezes de dar importância a pequenas coisas que antes eram quase ofensivas e incompreendidas.
Temos de lutar para sermos felizes. Não é assim tão difícil. Não compliquemos.
Saber ouvir. Saber ouvir é uma grande virtude.
Costumo dizer.
Temos dois ouvidos e uma boca e falamos muito mais do que ouvimos.
Um abraço.

sexta-feira, maio 12, 2006 9:19:00 da manhã  
Blogger Mauro Burlamaqui Sampaio said...

Tenho este site também no meu ambiente de trabalho , entretanto o texto que acompanha é excelente .

Soslayo

Actualizei no meu Blog pormenores
do processo do Poema METADE , brevemente , já estarei autorizado a contar a história completa dele .

Quem não perceber isso , não percebe nada !

http://mauroburlamaquisampaio.blogspot.com

novamente, obrigado

Mauro Burlamaqui Sampaio

sexta-feira, maio 12, 2006 2:09:00 da tarde  
Blogger Thiago Forrest Gump said...

Um post cheio de lições sobre como viver melhor e bem. :)



Um abraço

sexta-feira, maio 12, 2006 6:04:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Estive aqui...

Passeie deixei beijos...

Espalhei-os pelo chão e portanto, cuide por onde pisas...

E...
Adorei a explicação!!!

Beijinhos de coração!!!

E.T.: Banza é o mesmo que tonta, desligada, desatinada, despretenciosamente avoada!!!

sexta-feira, maio 12, 2006 7:06:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E... ontem tive novamente a visita inesperada do meu invasor e a pessoa brincou comigo novamente. Mesmo com novas senhas, ele trocou grande parte delas e eu passei um tempão tentando reconquistar o que é meu por direito e sempre que estou preste a desistir, ele chega mansamente e me devolve tudo.
Isso me deixou mesmo bem chateada e vou sair uns tempos. Postei com outras fotos lá no Trilhas & Terras e eu pretendi mesmo colocar lá, os caminhos da virtualidade, mas esse era um segundo passo que por essa razão, me parece que se adiantou. Como lá no Trilhas, eu e Desambientado escrevemos recebendo convidados, te convido para o próximo post e que o tema seja os invasores de modo geral, pelas trilhas invisíveis da net...
Aceitas???

Se aceitares, não tenha pressa. Pode fazer com calma, pois naquela janela as coisas acontecem em outro tempo... Com outro movimento!!!

Estarei fora por uns diazinhos e quando eu voltar vou queres saber se tu aceitou meu convite e se desejares falar diretamente, escreva para

trilhaseterras@gmail.com

Beijinhos querido!!!
Da Cris


Depois comentarei sobre o teu post. Por hora preciso sair da frente do computador!!!

sexta-feira, maio 12, 2006 7:15:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Estive aqui...

PASSIEI e deixei beijos...

Espalhei-os pelo chão e portanto, cuide por onde pisas...

E...
Adorei a explicação!!!

Beijinhos de coração!!!

sexta-feira, maio 12, 2006 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Seria bom que vivessemos de bem conm toda a gente... Este post está cheio de grandes lições de vida.
abraços

sábado, maio 13, 2006 11:50:00 da manhã  
Blogger Papoila said...

Saber ouvir e colocar-se no lugar do outro, é uma das formas de cultivar a concórdia. Gostei deste texto, desta tua Bíblia. Beijo

sábado, maio 13, 2006 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa Biblia Soslayo;) Beijinho*

segunda-feira, maio 15, 2006 1:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente, senão mesmo divinal para se ouvir e relembrar que por vezes a vida passa ao lado. Beijo na alma.

segunda-feira, maio 15, 2006 12:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom texto que faz pensar. Nem sempre é fácil por em pratica tudo mas vale a pena tentar. beijinhos

segunda-feira, maio 15, 2006 9:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amen a isso. No fundo esta curta viajem que é a vida deve ser baseada na presunção que não somos melhores nem piores que os outros. Tratemos todos com o respeito que merecem independentemente do credo, raça e status social. Os Procul Harrum foi uma bela escolha. Um abraço.

terça-feira, maio 16, 2006 9:06:00 da manhã  
Blogger Nina said...

Gostei de te ler :)

A música é linda!

Beijinhos :)

terça-feira, maio 16, 2006 10:20:00 da tarde  
Blogger Cláudia said...

Olá Soslayo, há tantas coisas para aprender as quais nunca aprenderemos porque somos todos humanos desumanamente. Contudo há sempre visões utópicas do que poderia ser, sonhar é bom! Tens a resposta à tua pertinente pergunta no meu blog. Aparece por lá. Beijinhos!

terça-feira, maio 16, 2006 10:58:00 da tarde  
Blogger Santa said...

Estou ficando viciada neste blog.As vezes em silêncio...

Bjs

quarta-feira, maio 17, 2006 5:25:00 da manhã  
Blogger pisconight said...

Se todos nos dessemos bem com toda a gente o Mundo seria bem melhor!!
Uma bela lição de vida!!
;)

quinta-feira, maio 18, 2006 5:39:00 da tarde  
Blogger Platero said...

Olá Soslayo

Tenho passado por cá várias vezes na última semana e pergunto-me por onde andarás, já começo a sentir a falta da tua presença.

Um abraço amigo

quinta-feira, maio 18, 2006 7:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador