segunda-feira, maio 01, 2006

1.º DE MAIO

Dia do Trabalhador ou do trabalho sem direitos!?
Comemorar o quê!? Neste país sem soluções! Se, nem aos reformados, pensionistas e afins que vivem com uma quantia irrisória de pensões, que os coloca abaixo do limiar da pobreza num país que se diz pertencer à Europa e, está geograficamente inserida nela, faz parte das suas estruturas políticas, através dos tratados que foram sucessivamente assinando e consolidando. Que nuvens pairam sobre todos aqueles que trabalham em Portugal? Num País que as desigualdades sociais são cada vez mais gritantes! Se as pessoas ostentam apenas aparências e, não passam disso mesmo! Se, até o próprio Presidente da República Portuguesa vem agora a terreiro dizer que: “o meu combate em primeiro lugar serão as desigualdades sociais”. Se, o complemento de reforma dum reformado que o senhor Ministro da Solidariedade Social diz já ter aprovado 4.270 processos, implica a devastação da vida particular de toda a família, podendo mesmo os filhos desses reformados, serem processados em tribunal, caso não apresentem, as declarações de rendimentos, que neste caso é jogar-se pais contra filhos e filhos contra pais. Se, os próprios filhos andam como “Adão” com uma mão à frente e outra atrás, para puderem sustentar os filhos (netos desses reformados). Se, este processo passa pelo preenchimento de 7 impressos e 13 páginas de formulários. Se, agem como não tivessem apresentado o Simplex da desburocratização! Se, as conquistas sociais adquiridas após o 25 de Abril de 1974 estão a ser retiradas todas sem dó nem piedade! Se, a reencarnação do Sócrates (o filósofo) agora diz, que terá uma bitola para antever quantos anos cada cidadão terá de vida para assim não ir p’ra casa mandriar e, morrer assim no seu posto a trabalhar. Se, todos aqueles que terão a brilhante sorte de se reformar, verão as suas reformas niveladas por baixo, iguaizinhas aquelas do complemento. Se, este trabalhador apenas terá direito ao subsídio de funeral, porque reforma não chega sequer a recebê-la. Que país é este? Que tem o tecido empresarial mais anacrónico de toda Europa!? Se, os Bancos que pagam de IRC 14% ao estado português (enquanto o cidadão comum paga entre 19% e 21% de IVA) apresentam lucros fabulosos na ordem dos 35% a 44% ao ano, e cada vez mais recorrem às tecnologias informáticas e despedem trabalhadores bancários ao desbarato.
Que País é este? Que em vez de colocar os jovens desempregados a trabalhar preferem ver os velhos a batalhar para nem reforma pedir e o desemprego aumentar!
Que País é este? Se, só existem duas classes sociais: os ricos que não precisam de ninguém e, os pobres que tudo a Segurança Social lhes dá!!! A classe média, essa, precisa destes todos e por todos, são sugados até aos tutanos.

Eu cá por mim não comemoro, aliás, não vislumbro nada que me faça comemorar, os mais incautos que o façam, porque eu fico a pensar o País que deveria ter nascido, morar e trabalhar!?

Que País é este!? O de socializar com políticas que a todos na miséria nos vão deixar!!!

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai Soslayo que tristeza de país... entristece-me tanto ver e sentir a nossa pobreza. Um beijinho para ti e desejo de um bom dia amanha*

segunda-feira, maio 01, 2006 12:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Soslayo, não percas o teu tempo a pensar tanto no estado do nosso País que ainda te dá uma coisa. Infelizmente é o que temos. Faz como eu, desliga e pensa em coisas mais agradaveis. Um abraço

segunda-feira, maio 01, 2006 1:46:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Se tivesse acreditado
na minha brincadeira
de dizer verdades teria
ouvido verdades que
teimo em dizer brincando,
falei muitas vezes como um palhaço
mas jamais duvidei da
sinceridade da platéia
que sorria."
(Charles Chaplin)
Cumprimentos
Ressabiado

segunda-feira, maio 01, 2006 6:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"A beleza
é a única coisa
preciosa na vida.
É difícil encontrá-la
Mas quem consegue,
descobre tudo."

Alegra-te amigo lampião.
Cumprimentos

segunda-feira, maio 01, 2006 6:47:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Soslayo...

te escfrevi pedidno socorro para atender ao pedido da MDeus e não recebi teu retorno... Acho que as minhas muitas mensagens não chegaram até tua caixinha. Bem, fiz lá o que pude, mas te pedi ajudar para ver se consegues me colocar lá, um link com um arquivo que te mandei, de um poema da Elisa Lucinda, na fala de Ana Carolina e que tem tudo com a pobreza/miséria brasileira. Ocorre que sou ruim nisso e se tentar fazê-lo, sou capaz de coloca meu blog no espaço, como já o fiz de outras vezes e tive de ser salva pelo Desambientado, mas agora ele também está fora do ar... Te escrevi dando as chaves do meu blog e coloquei para ti, o arquivo. Enviei para teu endereço que aparece em teu blog, do Gmail...

Se puderes, me dê uma resposta...
Beijo,

ò,ó

segunda-feira, maio 01, 2006 6:54:00 da tarde  
Blogger Papoila said...

Pois Soslayo, mas muitos continuam a fazer do 1º de maio um dia de luta, não de comemoração. Pela luta dos trabalhadores e não pelo Estado do país, VIVA O 1º DE MAIO! Beijo

segunda-feira, maio 01, 2006 7:45:00 da tarde  
Blogger soslayo said...

Minhoca (moi-même aussi...hoin, hoin, hoin):

só tu me consegues fazer rir um bocado com aquela "e pela igualdade dos direitos das minhocas...marchar, marchar!!!!! hoin, hoin, hoin". É, precisamos de facto ir à luta e não esmorecer, porque a coisa está preta e eles a fazerem o que lhes dá na real gana. Um abraço.

terça-feira, maio 02, 2006 8:47:00 da manhã  
Blogger soslayo said...

Papoila: de facto tens razão. VIVA O 1.º DE MAIO. e já agora, porquê que fechas os teus comentários no teu blog? Um beijo.

terça-feira, maio 02, 2006 8:49:00 da manhã  
Blogger soslayo said...

A Cor do Mar:

Tens razão este País anda uma tristeza e depois os nossos amigos comentaristas não querem que uma pessoa ande desanimada com isto tudo. É porque o que está em jogo é o nosso futuro sem futuro. Um beijinho.

terça-feira, maio 02, 2006 8:52:00 da manhã  
Blogger soslayo said...

Joka: vou passar a fazer como tu: desligar. Um abraço

terça-feira, maio 02, 2006 9:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Talvez por termos um país com tantos problemas, qualquer motivo é bom para animar. E depois com tanto trabalho e tão pouco dinheiro, um dia de folga é sempre bem-vindo. Beijinhos

terça-feira, maio 02, 2006 11:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Querido soslayo nem sei o que diga, por vezes falta-me as palavras para descrever o que opino. Deixo um beijo na alma.

terça-feira, maio 02, 2006 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela tua visita ao meu modesto cantinho. Claro que você também está de parabéns pela bonita frase que colocou a concurso creio que o nosso selo será um espectáculo!
é a primeira vez que passo por aqui. Gostei muito e voltarei.
abraços

terça-feira, maio 02, 2006 1:20:00 da tarde  
Blogger Thiago Forrest Gump said...

Do dia 1° de Maio, só comemoro meu aniversário! O resto leva o vento! :)

terça-feira, maio 02, 2006 5:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador