sexta-feira, janeiro 06, 2006

DIA DE REIS




Hoje é dia de Reis e tal como Gaspar, Baltazar e Belchior chegaram sete dias depois do nascimento do Salvador (segundo consta nos meandros e escritos católicos). Também o soslayo recebeu com o mesmo espaço de tempo, as fotos da Noite de S. Silvestre que ocorreu no dealbar do Ano Novo na Baía e Anfiteatro da Cidade do Funchal que, depois de percorrerem mundo, veio bater à minha caixa de e-mail pela mão de um Amigo meu que reside na Noruega. E como devem calcular, não podia deixar perder-se tanta magia inexplicável desta vivência mundana. E torná-las públicas. Acho que estou a me tornar repetitivo nesta matéria, mas antes devo explicar por que o faço novamente… É, que a quadra do Natal e Fim de Ano na Madeira não passam despercebidas a ninguém, mesmo daqueles mais cépticos em relação ao Natal e a tudo o resto, até à Festa da Passagem de Ano com o estalar do fogo de artifício que acontece na viragem do Ano.
Respira-se toda uma magia natalícia no ar, as temperaturas amenas, os cheiros das comidas típicas da época, as luzes e todo o embelezamento das iluminações, a própria orografia da cidade, mais se parece com um presépio ao vivo, enfim toda esta mescla de luzes, cores e sons, fazem com que ninguém passe indiferente a tudo isto. Hoje é dia de Reis e portanto dia de comer o Bolo-rei e mais adiante lá para o dia 15 de Janeiro com a Festa do Senhor Santo Amaro em Santa Cruz (local onde fica situado o Aeroporto da Madeira). Com essa festa, se procede ao encerramento das Festas de Natal. No entanto como dizia acima e para partir para outras áreas mais diversificadas de escrita, encerrarei nesta posta a última referência a esta quadra. No entanto aqui vão as fotos da magia, auxiliados por 11 (onze) transatlânticos fundeados na Baía do Funchal nessa noite.

17 Comments:

Blogger Desambientado said...

Bom dia de Reis.
Em Espanha esse dia é o mais importante dentro da quadra natalícia.

sexta-feira, janeiro 06, 2006 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estive há dois anos na passagem do Ano no Funchal e, foi demais. O tempo óptimp, muita gente como sempre, muita festa como sempre e só por um nada não regressei este ano. Gostei da visita e voltarei à pérola do Atlântico em breve. Tudo bom para os ilhéus da Madeira. Boa sorte.

sexta-feira, janeiro 06, 2006 1:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom Dia de Reis. As foto estão óptimas! Num costume algarvio de que não sei bem a lenda, hoje deve-se comer uma romã que nos tenha sido dada e por outro lado devemos oferecer romãs a quem queiramos bem para as comerem. Terá aver com os reis a romã, têm uma coroa, e são para mim o fruto do Eden. já me alonguei... Beijo

sexta-feira, janeiro 06, 2006 4:08:00 da tarde  
Blogger Luís Monteiro da Cunha said...

Adorei viajar contigo nestas festas tão coloridas como concorridas.

Obrigado pelos teus coments sempre oportunos e objetivos...

Continuação de um óptimo dia de reis e já agora bom fim de semana

Abraço

sexta-feira, janeiro 06, 2006 4:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As fotos estão excelentes e são mais um testemunho de quanto a nossa cidade é bela. Come uma bela fatia de bolo rei que é como dizes tradição, e diverte-te. Guarda um pouco do bolo na eventualidade de te baterem a porta a cnatar os reis. Uma pinga tb será necessario oferecer aos cantadores. Um abraço.

sábado, janeiro 07, 2006 4:55:00 da manhã  
Blogger Zeca said...

Estas fotos são do dia de Reis?

sábado, janeiro 07, 2006 8:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não Zeak, as fotos não são do dia de Reis mas, foi no dia que as recebi e portanto postei-as. Dizem respeito ao Fim de Ano, como podes verificar. Só que coincidiu no Dia de Reis e tinha que falar d'ele acompanhado das mesmas. Seu maroto! Um abraço

sábado, janeiro 07, 2006 9:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola....que bom que é rever uma ilha onde fui tao feliz em tempos...um beijo muito grande

sábado, janeiro 07, 2006 11:07:00 da manhã  
Blogger Santa said...

Querido amigo, Hoje coloquei um post sobre falas de cidadãos comus. Confesso que tive esta idéia a partir do que diz no seu perfíl "um cidadão comum como os outros". Precisava dizer isso.

Beijos aqui do Brasil

sábado, janeiro 07, 2006 4:20:00 da tarde  
Blogger Manu said...

C’est magique !!!
A@+

sábado, janeiro 07, 2006 5:36:00 da tarde  
Blogger jp(JoanaPestana) said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, janeiro 07, 2006 6:20:00 da tarde  
Blogger jp(JoanaPestana) said...

Eu continuo céptica, mas já deve ter vindo incorporado no código genético.
No entanto, e dado que tu és uma pessoa que merece um ano melhor, venho por aqui desejar-te um ano muito bom, e toda a felicidade que conseguires conquistar.
Beijinho grande

sábado, janeiro 07, 2006 6:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fantastico nao haja duvida alguma... ora entao um grande bem haja

sábado, janeiro 07, 2006 7:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem demais, este blog tem mesmo cheiro a Ilha da Madeira, adorei!
As fotos estão excelentes! :D

sábado, janeiro 07, 2006 9:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou triste, não me deixaste comentar no ultimo post, vou fazer birra:( Buááááááá!!!!!! Encantamentos mil

domingo, janeiro 08, 2006 7:56:00 da tarde  
Blogger SV said...

Que lindas fotos de ano novo, que festa maravilhosa. Espero que este novo ano faça por merecer tanta festa.
Gostei muito do post sobre o Blog da Santa. Realmente é um elo de ligação ente os falantes da língua portuguesa, mas também de nossas raízes ibero-americanas.

Quero agradecer-te também a visita ao meu blog e a tua sugestão de dilacerar o poema e buscar nele sua alma... lendo a dissecação vi que pulsava ainda o eco e me surpreendi...

tua sugestão de lançar a primeira e a última letra é desafiadora. Explique-me melhor.

domingo, janeiro 08, 2006 8:21:00 da tarde  
Blogger soslayo said...

Silvio Vasconcellos, como não tens no teu blog o teu e-mail, faz-me o favor envia-mo que eu te mando o que me estás a pedir. A não ser que queiras que coloque aqui na caixa dos comentários. Um abraço.
No meu perfil tem o meu e-mail.

domingo, janeiro 08, 2006 9:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador