sexta-feira, dezembro 30, 2005

A NOITE DO MERCADO

A TRADIÇÃO MANTÉM-SE.

Véspera de Natal do dia 23 para 24 de Dezembro é a tradição que se mantém. É dia de se visitar o Mercado dos Lavradores, o principal e mais antigo Mercado do Funchal. E todas as faixas etárias engalanam-se para visitá-lo, o seu objectivo é a compra das últimas verduras e frutas para o almoço do dia de Natal. Em geral, deixou de ter somente essa função mas, associam-lhe uma noite de borga. E lá vai a juventude com os seus bonés de Pai Natal em grupos enormes se divertindo e percorrendo toda a área envolvente do mercado e, um ou outro tem que fazer um, dois, três (gamar) pelo menos uma peça de fruta, sem que o dono da mesma se aperceba disso. Entretanto, nas escadas da entrada para praça da venda de peixe um grupo enorme todos trajados a rigor da época natalícia cantam em coro, cânticos de natal, enquanto nas adjacências grupos corais e bandas de música popular, animam essa folia. Mesmo à entrada da porta principal um snack-bar vende milhares e milhares de sandes de carne-de-vinho-e-alhos e, as pessoas acotovelam-se para cada um adquirir a sua acompanhada dum bom copo de vinho e/ou cerveja conforme os gostos.

Enfim, acontecendo toda a noite a visita ao mercado e só quando o Sol raiar é tempo de partir e descansar. De realçar um pormenor de certa forma não muito saudável. É que a juventude na faixa dos 15 aos 20 anos perdeu a noção do equilíbrio no que diz respeito ao consumo de álcool. Eu pelo menos contei umas quinze ambulâncias todas elas em constante movimento para levar ao Hospital, os que de tão encharcados de bebida, não se aguentavam de pé. São os sinais dos tempos…

8 Comments:

Blogger Ampop said...

Desejos de um bom 2006. Muita saúde e sucesso.

sexta-feira, dezembro 30, 2005 8:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

FELIZ ANO NOVO!
BOM ANO de 2006!
Adorei a leitura de costumes madeirenses! Os mercados, são os cartões de visita de qualquer cidade!
Beijo

sexta-feira, dezembro 30, 2005 8:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta é a época de diversão e cada um aproveita como pode só que alguns exageram na dose!. Quanto ao mercado fica sempre cheio de gente e ganha novas cores e uma alegria fantástica. Beijinhos e bom 2006

sexta-feira, dezembro 30, 2005 8:54:00 da tarde  
Blogger Platero said...

Caro amigo, desejo-te um excelente 2006, com tudo do melhor.

Já agora aproveito para te perguntar qual o nome de um fruto que se vende no Mercado dos Lavradores e do qual sinto imensas saudades de comer que é o fruto de uma plana chamada aqui no Continente de Costela de Adão,o fruto é verde comprido com uns favos tipo, Anona e com umas pintas pretas nos favos.

Um abraço

sexta-feira, dezembro 30, 2005 11:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Platero, o nome científico não sei mas aqui nós conhecemos por "Banana Inglesa" e, é muito doce mais que a anona. No Brasil por exemplo existe um tipo daquilo mas se chama "Jaca" mas é um fruto enorme em relação às que dão aqui.Um abraço. Os Votos de Um Bom Ano já os dei no teu blog.

sábado, dezembro 31, 2005 12:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vim desejar um bom ano 2006...:-) Tudo de bom para ti. Beijinhos

sábado, dezembro 31, 2005 12:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desejo, sinceramente, que o sinal dos tempos inverta a sua direcção este ano e se evitem excessos deste e de todos os tipos. Um grande ano 2006 com muitos e agradáveis sinais.

sábado, dezembro 31, 2005 4:52:00 da manhã  
Blogger Platero said...

Obrigado pela informação e até para o Ano

Um abraço

sábado, dezembro 31, 2005 6:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador