segunda-feira, setembro 11, 2006

ETIQUETAS E VALORES + ROLETA RUSSA

A complexidade do Mundo e seu ambiente envolvente
Um gesto sempre bonito e, não custa nada!
As adversidades da vida, podem significar muitas vezes alegria...

Quando foi desafiado quase que simultaneamente pelas minhas amigas Cláudia do blog Timon de Mataiotez e Maria Papoila e hoje mesmo pela Cris da Lâmina d’Água, para entrar nesta corrente, a primeira me desafiou para me referir às etiquetas e a segunda, juntou as etiquetas a valores e a terceira para uma “Roleta Russa”. Devo dizer que, pensei logo que estas etiquetas não tinham nada a ver com aquelas que utilizamos para etiquetar roupa, numa loja qualquer mas sim, a forma como nos comportamos perante a sociedade e o mundo em determinadas situações no meio em que nos inserimos, portanto etiqueta social.
Já a minha amiga Papoila acrescentou os Valores, coisa muito difícil de fazer juízes de valores numa sociedade em constante mutação. E a Cris para uma Roleta Russa que se enquadra perfeitamente nos temas anteriores.

Prefiro começar pela etiqueta social e seguindo o que dizem os dicionários, etiqueta significa respectivamente, a saber:

Conjunto de cerimónias usadas na corte e no trato social;
Trato cerimonioso;
Regra;
Estilo.

O conjunto de cerimónias que utilize na corte, está fora de questão porque não pertenço a essa casta e, só mencionarei neste caso ao meu trato social e cerimonioso:

1 - O meu trato social e cerimonioso com os demais, depende sempre do ambiente em que me encontro, mas sempre que posso e me é permitido, introduzo quase sempre uma vertente de bom humor para que as acções e conversas não decorram duma maneira maçuda, chata e enfadonha. Acho que a vida sem um pouco de humor não tem piada nem sentido nenhum!
2 - Sou por natureza um contra-regras. Detesto cumprir regras embora, tenha que as cumprir pois vivo em sociedade e essa, me impõe regras que tenho que forçosamente de as seguir.
3 - O meu estilo é, aquele que agora, numa escada rolante ajuda uma velhinha e/ou um invisual a subi-la (aconteceu recentemente em Lisboa no metro, onde uma senhora invisual batia com a bengala entre vagões distando da porta de entrada muito espaço) mas faço-o sem piedades e coitadinhos! Como também sou daqueles que, se alguma coisa corre contrário aos seus ensejos ou alguém que pretenda me "torrar" a paciência, mando logo para aquele lugar, tipo: “p***...” e outras coisas menos elegantes.

Valores:

Emitir juízo de valor acerca de;
Avaliar;
Apreciar;
Ponderar;
Aquilatar.

1 - Emitir juízes de valor sobre as pessoas. Simplesmente não emito! Cada pessoa é um mundo e, respeito-as tal como elas são e não como queria que fossem, embora me dê mais com aquele tipo de pessoa que respeita o seu próximo; o ambiente; que tenha algo para me dar, sobretudo cultura; que não inveje o que tenho e o que os outros possam ter.
2 - Avaliar. Quem sou eu para avaliar seja quem for!
3 - Apreciar. Aprecio todos aqueles que atingindo um "status quo" na sociedade continua procedendo com simplicidade e naturalidade com as pessoas e não puxa dos galões para dizer: “eu estou aqui”.
Ponderar. Esse é o meu pior defeito. Às vezes noto que não tenho a calma suficiente para lidar com aldrabices; invejosos; maldosos; traidores e indivíduos sem escrúpulos. E nesses casos: solto os cachorros todos e, quantos os houver!
Aquilatar. Sim, por vezes posso aquilatar das pessoas e das coisas mas, as conclusões ficam só para mim.

Visão Global do Mundo:

Tenho para mim que estou num mundo completamente desumanizado, onde não impera as ditaduras políticas (poucas) mas sim, as ditaduras financeiras daqueles que possuindo grandes fortunas mandam no mundo e os políticos são meros meios para executar as políticas por eles definidas. Também acerca disso penso que, mais ano, menos ano, algo no mundo globalizado vai acontecer, para por termo a este egoísmo universal, onde o Rico é cada vez mais Rico e o Pobre cada vez mais Pobre e, onde a classe média pura e simplesmente desapareceu!

Desafio:
Blog da Santa
Criticalhando
Faz de Conta
EsKape
Ideias e Ideais

16 Comments:

Blogger Cláudia said...

Simplesmente Lindo! Foste muito objectivo nas tuas palavras e obrigada por aceitares o desafio. Achei a ideia de unires tudo muito boa e original, espero que outros te sigam. Porque cada vez é preciso sensibilizare mostrar aos outros que, embora vivamos num mundo onde cada vez menos nos podemos orgulhar, devemos ter orgulho naquilo que somos e defendemos. Lindo, uma vez mais... Beijo grande*

segunda-feira, setembro 11, 2006 12:48:00 da tarde  
Blogger Ana said...

Olá Soslayo!
voltei das ferias com novidades.
Gostei de ver as tuas etiquetas que deviam ser seguidas por todos. Beijos

segunda-feira, setembro 11, 2006 5:33:00 da tarde  
Blogger Papoila said...

Querido Soslayo:
Era esta a "posta" que eu esperava ao desafiar-te.
Grata por teres aceite, e parabéns pelo magnífico artigo com que nos brindaste com a visão global do mundo que te pedi. Não sabemos o que pode acontecer ao mundo mais ano menos ano pelo caminho que leva. O que sei é que são pessoas como tu que defendem o ambiente e que preservam os valores humanos e a Natureza que precisamos de ouvir na sua defesa. mais uma vez obrigada.
Beijos

segunda-feira, setembro 11, 2006 5:41:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Pense!!!

Pense!!!

Pense!!!

Sem boicotes!!!

Quando eu te falei que não sabia como fazer o que tu estavas me sugerindo e que tu já havia feito (!?!conversa de doidos?!?,eu não havia ainda me dado conta e só me toquei, bem depois...

Entendido???
Claro, é facinho!!!

Traduzindo:
Quando eu fechei o post para os comentários, eu não sabia que tu já havia dado um jeito naquilo... E tu nem viu que eu já havia fechado...

Sniff... Sniff... Sniff...

E agora vamos ao post:

tu esqueceu de dizer que és generoso, amigo, fino, gentil, educado e extremamente tolerante!!!
Somando-se a isso tudo, está tua excelente amizade!!!

Claro, deves ter defeitos, mas esses não me interessam, pois és do tipo de pessoa que as quelidades por serem fortes, superam muito bem qualquer outro mal...

Obrigada por teres aceitado a brincadeira, que afinal para mim, partiu do António Rosa.

Beijinhos querido!!!
Cris

terça-feira, setembro 12, 2006 12:26:00 da manhã  
Blogger Santa said...

Querido,

Só agora, quase 2 horas da madrugada consegui chegar aqui.Outra vez homenageada o que para mim é um honra vindo do seu blog. Sempre carinhoso e nem sei se mereço tanto. Agora vou ler com atenção para saber qual é a tarefa que terei a cumprir.

Beijos

terça-feira, setembro 12, 2006 5:39:00 da manhã  
Blogger Pérola said...

Li sem surpresas esse “tratado” que escreveste sobre etiquetas. É curioso que não espera ouvir outra coisa! Ou eu sou boa a avaliar as pessoas, ou tu uma pessoa sem reservas, que se deixa conhecer bem. E isso é óptimo. Beijo.

terça-feira, setembro 12, 2006 3:41:00 da tarde  
Blogger Palas said...

Ajuda o próximo e serás recompensado.Gostei das etiqutas.

terça-feira, setembro 12, 2006 4:28:00 da tarde  
Blogger Thiago Forrest Gump said...

Soslayo, disse a verdade. O rico é cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. Isto é visível e a situação só piora. Não sei aonde vamos chegar, mas se continuarmos assim, certamente a humanidade pagará por isto, de uma forma ou de outra.



Abraços

terça-feira, setembro 12, 2006 6:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi gostei destas palavras da tua pessoa.
Oh Soslayo, eu nao concordo com estas correntes para a qual fui nomeada...:| Agradeço teres lembrado de mim, mas nao vou participar.
Amigos como sempre.
Beijoca;););)*

terça-feira, setembro 12, 2006 6:17:00 da tarde  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Gostei de te conhecer... MELHOR!!!

Belas respostas.

Um bjinho

quarta-feira, setembro 13, 2006 2:22:00 da manhã  
Blogger Rose said...

Soslayo, vc é um cavalheiro mesmo.
Se todos agissem como vc, seria tão bom.

Abraços

quarta-feira, setembro 13, 2006 3:57:00 da tarde  
Blogger Thiago Forrest Gump said...

Ante ontem fui comprar pão e devolvi o troco que me foi dado a mais!

:D

Sou etiquetado! lololololololol

quarta-feira, setembro 13, 2006 11:41:00 da tarde  
Blogger soslayo said...

Thiago Forrest Gump:

Meu amigo Thiago esse acto que praticaste, não é uma questão de etiqueta, é uma questão de carácter! Fico Feliz por haver pessoas como tu. Aliás, não tinha dúvidas quanto a isso e a teu respeito!

Já agora, conto-te esta: não tem muitos anos, foi precisamente no tempo que o escudo estava a delirar para desaparecer, encontrei uma carteira em cima do balcão dos "Correios" e tinha nada mais nada menos que 8.000$00 escudos. Vi a fotografia e o endereço e fui entregar à respectiva proprietária que por sinal era uma professora da Escola Secundária Francisco Franco e, estava grávida! A senhora queria me dar dinheiro pelo meu gesto, a que eu respondi: se precisásse de dinheiro não teria vindo cá entregá-la! Um abraço.

quinta-feira, setembro 14, 2006 12:02:00 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Não estou podendo acessar a net e agora dei uma passadinha rápida e vi... Tu também viu??? Roubaram o piano lá da minha casinha...

~<];(

Beijo,
Cris

sexta-feira, setembro 15, 2006 1:40:00 da manhã  
Blogger jp(JoanaPestana) said...

eu já te respondo
dá-me tempo
beijo

domingo, setembro 17, 2006 12:17:00 da manhã  
Blogger Vida said...

Gostei de te conhecer mais um pouco Soslayo, concordo com a Cris quando ela diz que te esqueceste de algumas coisitas.

Beijinhos para ti.

terça-feira, setembro 19, 2006 7:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador