terça-feira, setembro 05, 2006

DETALHES DE UMA VIAGEM I

A linha dos comboios de Cascais
Vista de Cascais no sentido oeste/leste
A marginal de Cascais

Quando se viaja no primeiro voo da manhã que se realiza às 06h30 como eu, tem a vantagem de nesse mesmo dia começar a agitar pelo cedinho. Do aeroporto da Portela a São João do Estoril de táxi leva um pouco mais ou menos meia hora para lá chegar. Como habitualmente quando vou à capital espera-me a minha querida amiga Conceição Mimoso pessoa que há anos faz esse transporte bastando para isso lhe telefonar de véspera e lá está ela na hora marcada.
Porque o grupo acompanhante tinha seguido um dia antes de mim, tive que ir no dia seguinte por falta de disponibilidade de lugares nos voos da Portugália. Foi belíssima a viagem sem atrasos e decorreu subtilmente como um tapete que rola numa almofada de ar. Uma vez chegado a casa toca a acordar aquela malta toda (galera) e vociferando anunciei: “toca a andar da cama malta, porque férias são para serem gozadas e não descansadas, queriam descansar ficassem em casa, disse!”, no meio de alguns maus humores e protestos, lá se levantaram e prepararam e tomaram o pequeno-almoço e estabelecemos através de negociações árduas e difíceis, sim difíceis, por que para achar-se uma plataforma de entendimento entre todos, requer muita diplomacia e programa aliciante.
A melhor forma de se sentir o pulsar de uma cidade e população e se conhecer ao pormenor tudo o que há de novo para vermos, não existe melhor maneira de o fazer, do que viajarmos utilizando o transporte público, numa palavra a tríade comboio, metro e autocarro.
Cascais foi o escolhido! E, de casa a Estação dos comboios de São João são sensivelmente cinco minutos numa passada normal. Lá os provincianos tiveram que aprender a adquirir os títulos de viagens nas máquinas automáticas. Devo dizer que é simples e, por mais iletrado que seja o indivíduo, consegue-o executar, ou seja: teclas de uma viajem inteira; ida/e volta e depois carrega-se em Cascais e já está. Estas máquinas logo que se assinale o lugar para onde nos dirigimos abre o cofre para receber as notas e/ou as moedas de euros e acontece que quando o pagamento é efectuado em moedas e à medida que vamos inserindo-as na ranhura das moedas, vai mencionando o quantitativo em falta para completar o seu valor mas, sempre existe um mas, quando introduzimos a última moeda e já sabemos que o valor está certo, ela demora sempre uns décimos de segundos à espera como se ainda faltasse dinheiro e então aí começa a dizer “aguarde a emissão do título de viagem”.
Mas os administradores da CP, ou lá os informáticos da mesma, julgam, que nós somos trouxas o que é? Esta foi a primeira tentativa de me enganarem!?...


20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nao foi nada para vos enganar... as maquinas alentejanas : PPP.
Olha triste triste foi o que vi agora na TV, aí no Caniço o incendio, muito triste :((
Beijinhos*

quarta-feira, setembro 06, 2006 12:35:00 da manhã  
Blogger soslayo said...

A Cor do Mar:

Oh minha amiga e que dizer do que vi também na TV sobre o incêndio na Serra do Gerês!? Foi também muito triste, não achas? Como evitar estas catástrofes inventadas pelo homem que tem uma ambição desmedida e que nem a natureza escapa à sua fúria de ganhar dinheiro com a construção!?... Um beijo.

quarta-feira, setembro 06, 2006 2:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Só agora dei por isso que as tuas férias se foram... para o ano há mais. Bem vindo! Os teus posts fantasticos já cá dfaziam falta

quarta-feira, setembro 06, 2006 2:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

detalhes de uma viagem I. é de prever que já estejas a prepara os detalhes duma viagem II. ainda bem que estás por cá de novo. nesta altura de fogos todos somos poucos. bom trabalho.

quarta-feira, setembro 06, 2006 5:36:00 da tarde  
Blogger Su said...

gostei de ler.te.....
jocas maradas

quarta-feira, setembro 06, 2006 9:04:00 da tarde  
Blogger Papoila said...

Gostei das fotos e dos detalhes Soslayo.
Se fores ao campo amanhã ...ainda não foste lá...:(... tenho lá um desafio. Beijinho

quarta-feira, setembro 06, 2006 10:38:00 da tarde  
Blogger Thiago Forrest Gump said...

Eu pensava que a desonestidade de restringia aos políticos! :P

quarta-feira, setembro 06, 2006 11:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Soslayo
É triste ver reservas naturais a desaparecerem, mas ver o sofrimento no rosto das pessoas que perderam seus lares ...doi muito. Daí o m/ comentario sobre o Caniço, foi realmente o que vi e senti, porque de fogos estamos todos cheios, principalmente no continente.
Beijo*

quinta-feira, setembro 07, 2006 2:22:00 da manhã  
Blogger Vida said...

Bom inicio de viagem, como quem vive numa ilha, adoro andar de comboio, percorrer grandes distâncias e experimentar máquinas automáticas de compra de bilhetes, a primeira vez que as utilizei, foi em Itália, um pouco mais confuso só pela língua diferente.

Beijis com carinho.

quinta-feira, setembro 07, 2006 1:38:00 da tarde  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) said...

gostei de ler...

quinta-feira, setembro 07, 2006 1:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adorei saber como funciona uma máquina de bilhetes da CP...:-)Fostes até ao Guincho? Cascais faz parte da minha infância e adolescência. Hoje já não vou lá com tanta frequência...Passeaste muito a pé? Visitastes os parques? Conta tudo! :-) Beijinho.

quinta-feira, setembro 07, 2006 2:14:00 da tarde  
Blogger pisconight said...

Amigo soslayo,
Boas Fotos (como o costume)!!
Às vexes esquecemo-nos que aí na ilha não há comboios e que para ti deve ser extremamente aliciante viajar num.
Um abraço.
;)

sexta-feira, setembro 08, 2006 12:24:00 da tarde  
Blogger Armando said...

Caso para dizer... mas afinal as maquinas vieram para nos ajudar e facilitar ou para complicar e enganar???~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Voltei...espero que desta vez seja para ficar! Gostei de cá passar de novo e ver-te em alta!! Bem hajas!!

sexta-feira, setembro 08, 2006 12:57:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Cadê tu???

O Tetra te sequestrou???

Senti saudades de Portugal ao ver as fotinhos... Bons tempos aqueles!!! Se pudesse ia de vez morar aí, mas como brasileira e do lado de baixo da cintura da terra, não passo mesmo do visto de tres meses, mas fazer o que, né???

Tenho um pedido pra ti e vou te mandar pelo correio!!!
Beijinhos de bom final de semana!!!

Da Cris

sábado, setembro 09, 2006 4:48:00 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E os Detalhes de uma viagem II???

Bom domingo!!!
Beijinhos!!!

Cris

domingo, setembro 10, 2006 1:18:00 da manhã  
Blogger Um Poema said...

Numa interrupção forçada das férias, aproveito para visitar os amigos. Gostei das imagens e particularmente da explicação sobre as máquinas automáticas dos títulos de transporte. Na próxima vais ter que experimentar a outra linha.
Um abraço

domingo, setembro 10, 2006 1:23:00 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E... Só para te dizer que eu não fechei os comentários por causa de ninguém, a não ser por mim mesma!!!

Fecho sempre os comentários do post imediatamente abaixo do novo que acabo de postar. Isso me livra de ter de andar atrás de comentários que são feitos nos posts abaixo, que muito dificilmente volto a olhar e por vezes deixo alguém que comenta, sem agradecimentos ou respostas. Há ainda o agravante de que estou mais uma vez sem computador. Assim, tão logo acabo de postar, fecho a janelinha do post de baixo e assim vou seguindo. E sempre que desejares postar atrasado, vá ao post de cima e deixe lá o teu recado. És sempre muitíssimo bem vindo.
Beijo,
cris

domingo, setembro 10, 2006 1:57:00 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Querido Soslayo!!!

Se for possível para ti, passe no Lâmina. Deixei lá um desafio para ti e é bem fácil. Vais gostar. Recebi do António Rosa!!!

Beijo para teu domingo!!!
Cris

domingo, setembro 10, 2006 8:54:00 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

E sobre isso que falas nesse comentário que está logo acima da minha cabeça... Não queres fazer isso para mim??? Gostei da idéia!!!
Beijo!!!
Cris

E tem mais:

EU NÃO TENHO DESCULPAS ESFARRAPADAS!!! POSSO TER EXPLICAÇÕES MAL DADAS, MAS JAMAIS ESCAMOTEADAS E MUITÍSSIMO MENOS MAL INTENCIONADAS!!!

Beijinhos,
da Cris

E antes que tu me escrevas perguntando, não estou brava contigo!!! estou rindo e te dando gratuitamente a oportunidade de me conheceres melhor!!!

domingo, setembro 10, 2006 8:58:00 da tarde  
Blogger Palas said...

Olá passei para te convidar a dares uma espreitadela ao meu blog.

domingo, setembro 10, 2006 10:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador