domingo, janeiro 15, 2006

DAS MINHAS MEMÓRIAS...

Da nossa passagem terrena, ficam-nos algumas memórias que não se diluem no tempo!
Alguns dos meus visitantes devem se questionar muitas vezes o porquê de enaltecer tanto o Brasil como a sua gente, a sua música, a sua cultura e tudo o que lhe diga respeito. Numa primeira grandeza diria por se tratar de um País que aprendi a respeitar, pelos seus 170 milhões de habitantes que falam a língua portuguesa. Em tempos passados, havia um político português (não importa a época em que governou) mas consta de qualquer forma dos anais da história do nosso país e isso para mim é o suficiente. Esse político, uma vez em visita ao Brasil pronunciou a seguinte frase: “a língua portuguesa é mais vossa do que nossa” estava a se referir o facto de eles serem o país que mais população tinham e têm a falar o português no mundo enquanto nós somos 10 milhões de habitantes. A segunda grandeza é, a sua superfície territorial de cerca de 9.510 milhões de quilómetros quadrados. Abro aqui um parêntese para mencionar o seguinte: um Almirante da Marinha de Guerra Brasileira certo dia, deu-me conta desta realidade: “esta superfície territorial que o Brasil possui deve-se aos portugueses que à medida que iam desbravando território iam-no protegendo, enquanto que do lado espanhol à medida que iam desbravando ficavam com as suas riquezas e depois abandonavam-nas” (tratado das Tordesilhas). De facto, só quem não conhece o Brasil é que pode fazer uma ideia distorcida do que é aquele País. É verdade que têm dificuldades, sem dúvida mas, e nós, não temos? E somos europeus e debaixo da protecção da União Europeia!!! Ao Brasil chegaram gentes de todo o mundo, credos, raças e de todas as nacionalidades, pelo que a sua população e a miscelânea das diversas raças faz daquele país, um país imenso e de grandes potencialidades. É um mundo. Estive radicado por lá no Rio de Janeiro durante quatro anos da minha vida. Aprendi a Amar aquele país e a sua gente. Sempre imaginativa, sociável, e já com uma tecnologia própria avançadíssima. Para só citar um exemplo: o caso da Empresa Brasileira de Aviação “EMBRAER”. Uma empresa que fabrica aviões de transporte de passageiros “O avião Bandeirante” que são comprados por vários países do mundo inclusive pela França. Aviões que podem transportarem até 50 passageiros. Naquele país sempre fui muito bem recebido, respeitado e tratado pelo que nutre uma simpatia sem limites. Acrescentaria que também a nível do ensino oficial cujos programas conheci, devo enaltecer o facto dos mesmos aprofundarem muito mais os escritores portugueses que propriamente em Portugal. E em consequência de tudo isto sou dos que se batem por um intercâmbio cultural através dos blogs brasileiros e Portugueses e outros países assim que vamos descobrindo-os. E deixo uma pergunta no ar responda quem souber. Onde estão os blogs dos outros países que constituem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)? Eis portanto a resposta a eventuais dúvidas suscitadas.

18 Comments:

Blogger SV said...

Fiquei encantado com a homenagem. Como disseste, é claro que o Brasil tem seus problemas e eles são proporcionais ao seu tamanho. O Brasil é imenso... se fores ao blog da Zuriñe, vais encontrar um post lindíssimo e bem detalhado sobre o Brasil.
Quanto ao teu comentário no meu blog, realmente a música em espanhol é linda, assim como a poesia. Esse grupo chama-se Maná e é do México.

Volte sempre que a casa é sua!

PS: nos meus blogs vais encontrar links para ANGOLA e MOÇAMBIQUE, além de MUUUUITOS de Portugal!

domingo, janeiro 15, 2006 10:29:00 da tarde  
Blogger Luís Monteiro da Cunha said...

Adorei saber que também gostas deste enorme irmão... porque é enorme em quase tudo.
Adoro a sua alegria, o seu jeito próprio e especial de tratar as pessoas, sempre com um sorriso nos lábios. tenho vários amigos oriundos do Brasil aqui em Portugal.
Nunca visitei, pena minha, mas conto ainda visitar, quando não sei.

Desejo-te uma semana serena e agradeço a atenção que me dispensas no cantinho com as tuas sinceras palavras.

Abraço amigo

domingo, janeiro 15, 2006 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou suspeitíssima para falar do Brasil, mas creio que terra mais abençoada, fresca, quente e com gente simpática e divertida resta uma minoria de nações com tão bela paisagem e gente. Ah, não sou convencida não, apenas uma Loba uivante e apaixonada pela sua terra.

BeiJuivooooooooooossssssss da Loba

segunda-feira, janeiro 16, 2006 12:55:00 da manhã  
Blogger Platero said...

Boa posta sobre o Brasil e a tua admiração pelo povo e terra.

Um abraço e boa semana

segunda-feira, janeiro 16, 2006 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso é k é amor pelos nosso irmãos mt bem.
Jokas vampirescas

segunda-feira, janeiro 16, 2006 11:46:00 da manhã  
Blogger Desambientado said...

Viva o Brasil.
Soslayo, nós somos apenas 10 milhões, e não 10 000 000 milhões. Se fossemos o último número, seríamos mais do que os chineses.

Gostei imenso do post.

segunda-feira, janeiro 16, 2006 2:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desambientado, já corte o mal pela raíz. Se fôssemos o que dizes seriam 1,5 bilhões de pessoas. às vezes estas coisas (para quem não é financeiro) acontecem!!! Um abraço

segunda-feira, janeiro 16, 2006 4:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Brasil é um pais maravilhoso com gente maravilhosa. Era optimo que houvesse mais intercambio entre os nossos blogs e os deles sim. Quanto á musica do meu blog reflete exactamente o meu estado de espirito. Beijinhos

segunda-feira, janeiro 16, 2006 6:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Brasil, sim uma cultura com muito encanto a começar pela musica. Mas olha Soslayo.. aiii tenho uns vizinhos cuja aparelhagem o botao de regular o som nao deve funcionar, pois o prédio quase vem abaixo. É forró que nao acaba !!! Brigada pela tua visita e pelas doces palavras que deixaste la no meu blog. Já nao te vou perder, estas pois "favorito", pena de ter tao popuco tempo pa visitar os amigos. E um comentario dentro deste comentario: és um mecinho bué giro ;)) Beijocas ****

terça-feira, janeiro 17, 2006 3:22:00 da manhã  
Blogger pisconight said...

Belo post!! Eu também adoro simplesmente o Brasil!!!
;)

terça-feira, janeiro 17, 2006 8:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cor do Mar, obrigado pelo teu comentário simpático. O meu problema actual também é o teu, disponibilidade de tempo para comentar os blogs que gosto. Ah, só mais uma coisinha, gente sem educação tenho também aqui no prédio onde moro. Um vizinho meu, português coloca o som numa altura que chega a saturar os ouvidos. Caramba oiça música só p'ra eles!!! nâo é assim que procedem as pessoas civilizadas? Um beijinho.

terça-feira, janeiro 17, 2006 9:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

foi graças (imagine-se) a marques de pombal que a lingua portugues foi implementada de forma oficial na colónia de vera cruz e que hoje em dia projecta a lingua do poeta por esse mundo fora... ora entao um grande bem haja

terça-feira, janeiro 17, 2006 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bonita homenagem que fazes ao povo irmão, mas eu ao contrário de muitos, e não tenho vergonha em afirmá-lo, nunca gostei de brasileiros. Sem que o país é imenso e belo, e fico-me por aqui. Posso até estar a ser estúpido mas que queres? É a minha opinião. Um abraço.

terça-feira, janeiro 17, 2006 7:05:00 da tarde  
Blogger soslayo said...

No meu blog respeito todas as opiniões. Nunca farei censura porque acho esse procedimento uma coisa abominável e práticas de outros tempos felizmente! Agora ao meu amigo Zecca recordo que xenofobia é crime pela Lei Portuguesa.

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:20:00 da tarde  
Blogger SV said...

ao pobre zzeca:

Ao Brasil, pessoas como tu não fazem falta. Há mais 9.999.999 de portugueses simpáticos.

Um abraço Soslayo!

Sempre bem-vindo aos blogs e à Terra Brasilis!

sexta-feira, janeiro 20, 2006 6:27:00 da tarde  
Blogger Santa said...

Nossa!! Fiquei emocionada. Pela primeira vez me vi, através do seu texto, a ler, pensar em tom pausado sobre meu País.O nível de exigência no dia-a-dia brasileiro, pela sobrevivência, pelos traumas políticos, nos cegam. Um País com dimensões tão grandes que nos transforma em muitos territórios. O que nos salva é a brava gente.
Obrigada querido!

sábado, janeiro 21, 2006 2:42:00 da tarde  
Blogger Ampop said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

domingo, janeiro 22, 2006 7:54:00 da tarde  
Blogger Ampop said...

Como eu te entendo. Vivi no Brasil entre os meus 17 e 20 anos (há 14 anos atrás).
Também eu sinto uma grande admiração pelo povo e pela cultura brasileira. O meu gosto pela cultura brasileira foi tão grande que em apenas 3 anos fiquei totalmente aculturado.
Sinto ainda alguma nostalgia e saudade.

domingo, janeiro 22, 2006 7:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home





contador