domingo, fevereiro 10, 2008

ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA…


Caixa Geral de Depósitos – Os Vampiros do Século XXI ou o Socialismo Moderno.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores – principescamente pagos – daquela Instituição Bancária.
A carta da CGD começa, como mandam as boas regras de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços, incluindo no que respeita a despesas de manutenção nas contas à ordem.
As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo parágrafo sobre racionalização e eficiência da gestão de contas, o estimado/a cliente é confrontado com a informação de que, para continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas de manutenção, terá de ter em cada trimestre um saldo médio superior a €1.000, ter crédito de vencimento ou ter aplicações financeiras associadas à respectiva conta. Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal. É o caso de um reformado por invalidez e quase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de €243,45 – que para ter direito ao piedoso subsídio diário de EUR7,57 (sete euros e cinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da Segurança Social para receber a reforma.
Como se compreende, casos como este – e muitos são os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza – não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrir para acolher a sua miséria. O mais escandaloso é que seja justamente uma Instituição Bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com «obscenas» pensões (para citar Bagão Félix), a vir exigir a quem mal consegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos. É sem dúvida uma situação ridícula e vergonhosa, como lhe chama o nosso leitor, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade. Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa. Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquício de decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros, eis os administradores de sucesso.
Medita e divulga… Mas divulga mesmo.
Cidadania é fazê-lo, é demonstrar esta pouca vergonha que nos atira para a miserabilidade social.
Este tipo de comentário não aparece nos Jornais, Tv’s e Rádios… Porque será?

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Su said...

é uma vergonha......

jocas maradas

psttt gostei do som:))

domingo, fevereiro 10, 2008 8:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É sempre bom manter o povo na ignorância... Quanto menos ele souber... melhor...Pão e circo...já os romanos praticavam!

A diferença básica existente na política nacional: os Romanos recebiam pão; Aqui deixou de ser um bem de 1ª necessidade, ao preço a que está. Quanto a distracções...
são telenovelas 24 horas por dia...
e assim o povinho vai esquecendo as condições de vida...e continua a levar a vida cantando e rindo...

Beijinho

domingo, fevereiro 10, 2008 10:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E é este o país onde vivemos.

Acho um absurdo essas despesas de manutenção/gestão de conta, acho que não têm assim muito fundamento. No meu caso concreto nada é feito pela minha conta que se justifica esse débito.
Mas essas novas regras da CGD é gozar, literalmente, com as pessoas e com os pensionistas em particular.

Eu não "trabalho" com a CGD, mas no meu banco descobri que podia anular essas despesas apenas falando com o gerente, perguntanto exactamente em que se baseia tal débito, e em todas as vezes foi creditado o valor antes debitado.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 10:02:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home





contador